segunda-feira, 4 de maio de 2009

Guião de orientação e apoio

Conteúdo estruturante K2 As transformações do mundo contemporâneo

Opondo-se ao alastramento da influência comunista, os EUA e restantes países capitalistas procuraram manter a sua influência nos territórios coloniais e em países como a Coreia, Cuba, Chile ou Israel.O mundo do pós guerra assistiu ao desenvolvimento económico dos EUA, da Europa mas também o crescimento da importância de países recentemente tornados independentes os chamados países do Terceiro Mundo como Cuba, Indonésia, Índia ou Jugoslávia. Surgiram regimes comunistas fortemente centralizados alimentando tensões políticas que ainda persistem actualmente.Reconstruída no pós guerra a Europa lançou-se na criação de uma grande comunidade de desenvolvimento económico e social, a CEE. Na Àsia o Japão iniciou um rápido crescimento económico e industrial apoiado na investigação e numa sociedade com elevado nível de formação cultural.


Conceitos/temas
Grande Marcha
Republica Popular da China
Mao Tse Tung
Guerra da Coreia
Jugoslávia
Marechal Tito
Multinacionais
Luther King
Kennedy
CECA Europa
CEE
Tratado de Roma
Tratado Maastricht
União Europeia
Parlamento Europeu
Comissão Europeia
Ku Klux Klan
MacArthur
Japão
Sociedade de Consumo
Hippies
Democracias Populares
Estaline
Krutschev
Cuba
Fidel Castro
Terceiro Mundo
Países não alinhados
Desanuviamento
Coexistência pacífica
Corrida ao Espaço


http://www.fsmitha.com/h2/index2.htm - site em inglês sobre variados temas de história mundial do século XX desde 1946.Comunidade Europeia
http://europa.eu/index_pt.htm - Portal da União Europeia. Dados históricos, legislação, economia, demografia, instituições políticas etc.
http://www.ecb.int/ecb/history/ec/html/index.pt.html - sitio do Banco Central Europeu. Dados políticos e económicos para análise.
http://www.historiasiglo20.org/enlaces/europa.htm - Historia Siglo20, site espanhol com informação disponibilizada em directório sobre a história da Europa.
http://www.todayszaman.com/tz-web/yazarDetay.do?haberno=107308 Today’s Zaman, jornal turco disponibiliza actualidades e artigos sobre história e a construção da Europa.
http://clio.rediris.es/udidactica/traroma.htm - sitio da web, La Unión Europea: el proceso de integración y la ciudadanía europea, com dados históricos e gerais sobre a construção da Cidadania Europeia.Terceiro Mundo e países não alinhados
http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_N%C3%A3o-Alinhado –Wikipedia, sitio sobre a história do movimento dos países não alinhados e ligações para outros sítios da wikipedia relacionados com a Europa.
http://www.desafios.org.br/Edicoes/8/artigo13086-1.asp?o=s – site brasileiro do Instituto de Pesquisa Económica Aplicada disponibiliza informação sobre os países não alinhados e do chamado Terceiro Mundo.
http://www.granma.cu/portugues/2006/septiembre/mier13/38entrevis-p.html - jornal online Digital Granma Internacional. Artigos históricos, problemas e perspectivas sobre o Terceiro Mundo.
http://ww.redem.buap.mx/acrobat/bernardo2.pdf - artigo de Barnardo Kocher sobre a história do movimento dos não-alinhados e dos países do Terceiro Mundo desde os anos 50.EUA e o Mundo
http://www.digitalhistory.uh.edu/database/subtitles.cfm?titleID=66 – Do site Digital History sínteses e explicações sobre História Mundial sobre os últimos 30 anos de política.http://www.digitalhistory.uh.edu/database/subtitles.cfm?titleID=71 - Do site Digital History sínteses e explicações sobre a Guerra do Vietname.
http://www.digitalhistory.uh.edu/database/subtitles.cfm?titleID=65 - Do site Digital History sínteses e explicações sobre os anos 60 nos E.U.A.
http://www.digitalhistory.uh.edu/database/subtitles.cfm?titleID=68 - Do site Digital History sínteses e explicações sobre a história dos EUA desde 1945.
http://www.archives.gov/education/lessons/postwar-us.html - sitio do National Archives dos EUA disponibiliza informação e fontes primárias sobre a história dos EUA desde 1945.História de diversos países do mundo
http://www.historiasiglo20.org/enlaces/paises.htm - Historia Siglo20 informação em espanhol sobre países do mundo.
http://www.historiasiglo20.org/enlaces/contemporanea3.htm - Historia Siglo20 informação em espanhol sobre temas de História contemporânea.
http://www.historiasiglo20.org/enlaces/europa.htm - Historia Siglo20 informação em espanhol sobre a Europa.
http://www.smithsonianeducation.org/mywonderfulworld/ - sitio do Smithsonian Institut com temas relativos a países e culturas do mundo.
http://www.smithsonianeducation.org/students/explore_by_topic/history_culture.html - site do Smithsonian Institut fornecendo documentação sobre temas com interesse para o estudo da história americana: aviação, heróis da guerra, 1ª Grande Guerra, etc.
http://www.bbc.co.uk/history/british/modern/ - página da BBC com informação relevante sobre história de Inglaterra depois da 2ª GG.Personagens da História (Castro, Kennedy, Mao Tsé Tung etc)
http://www.artehistoria.jcyl.es/historia/personajes.htm - site espanhol ArteHistoria sobre personagens históricos relevantes.
http://www.artehistoria.jcyl.es/historia/videos/galeria.htm - site espanhol ArteHistoria com vídeos didácticos sobre alguns temas de história mundial.
http://www.historyplace.com/ - site History Place disponibiliza documentos e relatos de acontecimentos sobre história contemporânea.
http://americanhistory.si.edu/presidency/home.html - The American Presidency, site inglês sobre os presidentes dos EUA. Biografias, relatos, fotos, links com interesse educativo e didáctico.
http://www.bbc.co.uk/history/historic_figures/ página da BBC com informação relevante de que se destaca as biografias de A a Z.Kennedy e as potencias nucleares, URSS Cuba, China
http://www.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/NSAEBB56/ - página da National Security Agency com documentos sobre Kennedy e a sua política nuclear no início dos anos 60.Sinteses de documentos digitalizados sobre os EUA e a história mundial nos anos 60 e 70
http://www.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/ - página da National Security Agency com documentos sobre diversos temas de política americana desde os anos 60 e 70.

Outros sites da web que permitem aceder a informação histórica relevante sobre o tema K:

Sitio de qualidade sobre diversos temas de História Universal e Contemporânea. Textos e imagens com interesse didáctico. http://www.fsmitha.com/index.html
Instituto Português de Relações Internacionais: http://www.ipri.pt/artigos/artigo.php?ida=226
Artigos de história europeia e mundial http://www.panload.com/list_details.php?id=11&sub=Historyhttp://europeanhistory.about.com/
Homepage do Canal de História – documentos e pequenos artigos http://www.canalhistoria.com/pt/http://www.history.com/
Arquivos do governo dos EUA. Fontes primárias e outro tipo de documentos. http://www.archives.gov/
Site espanhol sobre história contemporânea da Europa e do mundo http://www.historiasiglo20.org/enlaces/por.htm
Homepage do canal BBC História http://www.bbc.co.uk/history/recent/
Sitio da web espanhol, guerras personalidades do mundo http://www.artehistoria.jcyl.es/index.html
Sitio francês com documentação diversa sobre história da França http://www.histoire-image.org/newsletter/
Site americano de grande qualidade disponibiliza textos e informação sobre história americana e mundial http://www.digitalhistory.uh.edu.http://www.digitalhistory.uh.edu/database/hyper_titles.cfm
Homepage do Smithsonian Institute, documentos, textos nhttp://www.smithsonianeducation.org/
Site particular sobre historia dos EUA e do mundo http://www.teacheroz.com/toc.htm
Selecção de sites de qualidade sobre História http://www.besthistorysites.net
Mapas de toda a parte e de todas as épocas em inglês http://www.loc.gov/rr/geogmap/
Sitio de pesquisa da Universidade de Kentucky http://www.wku.edu/Library/dlps/guides/Hiswkrf2.htm
Site com muita documentação histórica sobre todos os países do mundo http://vlib.iue.it/history/

Sem comentários:

Enviar um comentário