terça-feira, 2 de junho de 2009

TEXTO
A guerra do Vietname

Após a Segunda Guerra Mundial em 1945, formaram-se no Mundo dois grandes blocos: o bloco de Leste, cujos principais intervenientes eram a União Soviética, a Europa Oriental, a China e Cuba, que se uniram sob o regime socialista e o bloco Ocidental, ao qual pertenciam os Estados Unidos, a Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a América Latina que se uniram sob o regime capitalista. À oposição entre estes dois blocos deu-se o nome de “Guerra Fria”, porque não se tratou de uma guerra aberta entre as superpotências, mas sim de uma corrida ao armamento nuclear e à disputa do poder político, económico e ideológico em todo o mundo. É nesta conjuntura que se dá a guerra do Vietname, um dos conflitos que decorreram durante os cerca de 45 anos de guerra fria.
Após a
Convenção de Genebra (1954), o Vietname, recém independente da França, foi dividido em duas zonas de influência, e estas zonas foram desmilitarizadas e mantidas cada uma sob um dos regimes (capitalismo e socialismo). Foi estipulada uma data (1957) para a realização de um plebiscito, para decidir a reunificação, ou não, do país e qual o regime a adoptar.
O governo do Vietname do Sul decidiu proibir que o plebiscito ocorresse no seu território, pois queria manter o alinhamento com os Estados Unidos. Como o Vietname do Norte queria a reunificação, lançaram-se numa guerra contra o Sul.
O Vietname do Norte contou com o apoio da Frente de Liberação Nacional, ou
vietcongues, um grupo de rebeldes no Vietname do Sul. E o Vietname do Sul contou, em 1965, com a valiosa ajuda dos Estados Unidos, que entraram na guerra para manter o governo capitalista no Vietname. Os Estados Unidos enviaram tropas para impedir o governo do Vietname do Sul de entrar em colapso completo e evitar a invasão do Norte e a unificação do Vietname sob o regime comunista. Entretanto, os norte-americanos falharam nos seus objectivos, sendo obrigados a retirarem-se do país em 1973 e dois anos depois o Vietname foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietname. Na guerra, aproximadamente três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram e cerca de cerca de 50 mil soldados Americanos.
Carlos Catarino Jaime Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário